Boas dicas e histórias!

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia.

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Editora da PUCRS (EdiPUCRS) disponibiliza livros gratuitos em sua página na internet. São mais de cinqüenta obras em formato digital disponíveis para download, de forma rápida, simples e totalmente legal. Os livros são divididos em quatro áreas: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Institucionais. Entre os títulos de história, destaque para "A Fundação da Norma: para além da racionalidade histórica", de Ruth M. Chittó Gauere "Discursos da nação: historicidade e identidade nacional no Brasil de fins do século XIX", de Carlos Henrique Armani. Para acessar, clique aqui

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Memorias do sistema Previdenciario do Rio de Janeiro.

Ao completar 120 anos a previdência do Estado do Rio de Janeira ganha um grande presente, um portal que tem por objetivo disponibilizar fontes primárias e secundárias sobre a história do Montepio dos Empregados Municipais do Distrito Federal aos dias de hoje.
O CEDIM  link: http://www.rioprevidencia.rj.gov.br/rpcultural/cedim/institucional/historiaInst.htm.
Nosso objetivo é ser um fomentador para a discussão da história da previdência com ênfase na história institucional, e não um lugar de preservação da história. Conhecer nosso passado não é passaporte para um futuro seguro, mas ajuda nas escolhas.


Decreto nº 344 de 22 de maio de 1891
Aprova provisoriamente o regulamento do Mon-tepio dos empregados 
municipais do distrito federal.
O Presidente da República dos Estados Unidos do Brazil, attendendo ao que propôs o Conselho de Intendencia Municipal, relativamente a creação do Monte-pio para os empregados Municipais do Distrito Federal, tornando-a-lhes assim extensiva esta vantagem, de que atualmente gozam os funcionários civis e militares de todos os Ministérios:

Decreta:
Fica approvado provisoriamente o regulamento do mesmo Monte-pio, assegurado pelo Ministério de estado dos negócios do interior. Capital Federal em vinte e dois de maio de mil oitocentos e noventa e um, terceiro da República.

Marechal Deodoro da Fonseca
João Barbalho Uchôa Calvacante
Cópia a câmara dos deputados  em 1-10-91